Artur Berlet 1958: “A terra é azul” (Roberto Rech)


A frase “A Terra é azul”, atribuída ao astronauta russo Yuri Gargarin, o primeiro homem a viajar ao espaço, em 1961, na nave espacial “Vostok”, pertence, em verdade, ao tratorista Artur Berlet, gaúcho nascido em Sarandi, na Região do Alto Uruguai, às margens da BR 386, na chamada Rodovia da Produção, tendo a mesma sido registrada em 1958. Neste ano, Artur Berlet diz ter sido abduzido por extraterrestres e levado até um planeta chamado Acart. Tudo está minuciosamente relatado no  livro “Os discos voadores, da utopia à realidade - Narrativa de uma real viagem a outro planeta”, de autoria de Berlet. De acordo com o seu relato, o fantástico episódio de abdução aconteceu no dia 25 de maio de 1958, no interior do município de Sarandi, nas imediações de uma fazenda. Dois tripulantes de uma nave interespacial ali pousada, jogaram um jato luminoso no seu rosto e o levaram a conhecer uma civilização mais adiantada do que a nossa, em um planeta chamado Acart, com recursos tecnológicos até então desconhecidos no cenário terreno. Durante esta viagem, Artur Berlet confessa ter visto a terra do espaço e contatado que era “azul”, isso 3 anos antes de Gargarin ter feito tal afirmação.

Arthur Berlet não está mais no mundo físico (faleceu em 1995). O livro dele está com edições esgotadas, mas a extraordinária viagem voltou agora a ser comentada com intensidade em todo o mundo. Aliás, o tema vida em outros planetas está na ordem do dia das agências espaciais do mundo.

A sua história ganhou fama internacional, tornando-o uma celebridade na ufologia mundial.

Um monumento com temática alienígena na cidade de Sarandi homenageia Artur Berlet. Situado em um dos pontos mais elevados da Praça da Cidadania Arduíno Saretto, localizada no bairro Vicentinos, o projeto arquitetônico em concreto armado foi desenvolvido para representar um disco voador. Possui 15 metros de comprimento, por cinco metros de altura. Além disso, tem no seu centro uma esfera de 2m60cm. 

Recentemente, tomei a iniciativa de solicitar ao amigo e deputado Giovani Cherini para que apresente um projeto de Lei, que confira ao município de Sarandi, a denominação de “Terra de Artur Berlet”, uma justa homenagem ao primeiro ser humano que afirmou: “a Terra é azul”.

Roberto Rech

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATURÓLOGO: Uma profissão em busca de reconhecimento no país

Terapeuta Holístico/Integrativo poderá se registrar no Ministério do Trabalho

"Regulamentação da profissão de acupunturista deve ser aprovada e sancionada neste ano", afirma o deputado Federal Giovani Cherini, presidente da FRENTE das PICS