Deputado destaca a atuação de Biólogos nas PICS

 


Cherini é Coordenador da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde (PICS) do Congresso Nacional, responsável direto pela introdução de 29 PICS na Saúde, autor do Projeto de Lei que introduz as PICS na Lei do SUS, autor de vários Projetos de Lei para regulamentar as Práticas Integrativas no Brasil, idealizador das Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios - PROSIM, e idealizador do Encontro Holístico Brasileiro que acontece há 15 anos em Porto Alegre 


O Deputado Federal Giovani Cherini (RS), presidente da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Congresso Nacional, destacou a iniciativa do  Conselho Federal de Biologia (CFBio), que  instituiu normas e requisitos mínimos para habilitação e atuação de Biólogos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A Resolução nº 614/2021, que dispõe sobre a habilitação e atuação na área, foi aprovada em 10 de dezembro de 2021. A norma estabelece que o Biólogo é profissional legalmente habilitado para atuar em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, podendo trabalhar com: Acupuntura e terapias associadas; Auriculoterapia; Apiterapia; Aromaterapia; Ayuveda; Bioenergética; Cromoterapia; Constelação Familiar; Fitoterapia; Geoterapia; Naturopatia; Ozonioterapia; Terapia de Florais; Termalismo Social/Crenoterapia.

Para o deputado é importante que os conselhos profissionais ligados à saúde reconheçam a importância das PICS. “Porém, não podemos admitir que a terapia seja exclusiva de um ou outro profissional”, observa.

O parlamentar defende às PICS há mais de 25 anos e é dos responsáveis pela inclusão de 29 delas no Sistema único de Saúde – SUS.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATURÓLOGO: Uma profissão em busca de reconhecimento no país

Terapeuta Holístico/Integrativo poderá se registrar no Ministério do Trabalho

"Regulamentação da profissão de acupunturista deve ser aprovada e sancionada neste ano", afirma o deputado Federal Giovani Cherini, presidente da FRENTE das PICS