Cherini propõe implementação das PICS em Soledade, RS
O Deputado Federal Giovani Cherini, coordenador da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Congresso Nacional reuniu-se nesta manhã (8), com a prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, o vice-prefeito, Sérgio Portela da Silva, e a secretaria da Saúde, Edinara França para apresentar o PROSIM - Programa de Implementação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município. Cherini propõe adotar as PICS na saúde e na educação. Pela proposta apresentada pelo parlamentar, as PICS na saúde teriam como objetivo ofertar recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias leves, eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora e promoção do autocuidado. Na educação, o objetivo é o de aumentar a auto-estima, melhorar o rendimento escolar, redução do estresse emocional e da ansiedade, reduzir o déficit de atenção e a hiperatividade e melhorar o relacionamento. Para o parlamentar faz-se necessário fazer algo urgente para mudar o paradigma da saúde dos brasileiros. “A população está mais adoecida e algo precisa ser feito, e com a utilização dos recursos das PICS, pode-se ampliar os tratamentos para o câncer, doenças crônicas, a ansiedade, a depressão e prevenir suicídios, entre outras patologias, ou seja, melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de diminuir o uso de medicalização, gastos com exames médicos e baixas hospitalares”, afirma o deputado que é, também, especialista em saúde pública. Segundo Cherini, as PICS também podem contribuir no campo da educação. Segundo ele, os alunos brasileiros estão entre os mais estressados no mundo (56%) e com os maiores níveis de ansiedade durante as provas (80%). Sem falar no envolvimento com a drogadição. “Como alternativa de prevenção e tratamento, propomos que Soledade também adote a utilização de práticas integrativas e complementares no ambiente escolar, de modo geral, de forma segura, efetiva e consciente”, conclui.
A proposta do deputado tem como público alvo os usuários que acessem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Academias de Saúde, os CAPS, além de profissionais de saúde da rede de atenção à saúde; professores e alunos da rede de ensino do município de Soledade.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados à prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade de vida.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população: acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa), Homeopatia, Plantas medicinais e fitoterapia, Termalismo social/ Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Aromaterapia, Apiterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, Ozonioterapia, Terapia de florais.
Excelente notícia Parabéns! Renovação na educação pública !!!
ResponderExcluir