De forma híbrida é realizado o 15º Encontro Holístico Brasileiro

Momento marcante: entrega do Prêmio Kokhmahá aos homenageados 

 

De forma inédita e híbrida (presencial e on-line) foi realizado o 15º Encontro Holístico Brasileiro “Saúde integral por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, na noite do dia 27 de agosto, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Práticas Integrativas do Congresso Nacional, presidida pelo Cherini, com o apoio da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, liderada pelo deputado estadual Paparico Bacchi e da UNIQUANTI. A 15ª edição foi transmitida, gratuitamente, on-line pelo Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=HInYXvpJcgo&t=7421s  

 

Abertura

O grupo musical Sarasvaty fez uma harmonização inicial entoando mantras hindianos e, na sequência, a cantora Izabel Laryan interpretou o famoso Mantra da Paz Satchita, pelo nono ano consecutivo, no Encontro Holístico Brasileiro.

O idealizador do evento, Deputado Federal Giovani Cherini, fez a abertura do evento. Inicialmente, ele questionou o que é a prosperidade e como conseguir ser próspero, mesmo em momentos não muito felizes, como o atual, com uma avalanche diária de notícias ruins pelos meios de comunicação e nas redes sociais. “Isso é o espetacular”, acentuou Cherini, apontando ao que denomina de “síndrome da espetacularização” para se conquistar audiência.

De acordo com Cherini, é possível se criar e “descriar” certos sentimentos, como a raiva, o ódio e o medo. Ele lembrou que a cada minuto uma pessoa se mata no Brasil por diversos motivos. Nesta linha de pensamento, questionou quem pratica, atualmente, o autocuidado com uma alimentação saudável, boa hidratação, exercícios físicos e uma boa noite de sono.

O deputado indagou, também, qual o primeiro pensamento de cada um quando acorda, enfatizando o poder do livre-arbítrio. Ele revelou que pesquisas recentes indicam que 16% dos brasileiros são acometidos de câncer; 20% de diabetes e, se somar Parkinson, Alzheimer e doenças degenerativas, chega-se ao total de 50% da população. “Para quem vive da indústria da doença, é interessante que um jovem com 20 anos fique diabético. Mas existe a farmácia de Deus, que está concentrada nas plantas, na natureza”, destacou.

No ponto de vista do deputado, que também é terapeuta holístico, o autocuidado é possível quando se tem gratidão, perdão, generosidade e compaixão. Segundo ele, a individualidade é inalienável: “a gente tem que cuidar de si e não tomar conta da vida dos outros. A prosperidade começa com o autocuidado, desde o momento que se acorda, com agradecimentos simples e eficazes”. Ao perguntar ao público presente e virtual se alguém já tinha feito seu exercício de gratidão no dia, foi colocada a música do cantor Roberto Carlos, “A Montanha”, que prima pela gratidão na letra.

Na sequência, Cherini proporcionou ao público uma vivência com meditação para salientar que meditar também é uma prática de autocuidado. Ele lembrou que tudo é criado pela mente e acentuou a necessidade de se relaxar, “tirar o peso das costas” e recomendou a repetição por seis vezes da frase “Eu me amo”. E explica o porquê: “O cérebro aprende por repetição e rapidez”. Dessa forma, sugeriu que cada um possa redesenhar e renovar suas vidas.  “Pobre é a ausência de sonhos, de trabalho, então, aproveita esta egrégora, pois quando a gente faz o bem, até o universo conspira a nosso favor”, referiu, aconselhando que, quando cada um abrisse os olhos, agradecesse a Deus por estar participando daquele momento e por estar vivo.

Em seguida, para falar sobre a Linha do Tempo da vida, exemplificou que quem tem 75 anos dormiu por cerca de 25 anos, e que a expectativa de vida atual do brasileiro aumentou para 76 anos. E justamente por isso é um grande defensor da saúde e luta pelas práticas integrativas de saúde com a finalidade de alongar o tempo de vida das pessoas com o que chama de “farmácia viva de Deus”, a exemplo da fitoterapia, da acupuntura, da homeopatia, da meditação, da yoga, dos florais etc. Justifica, então, por que o evento holístico brasileiro prioriza os temas da ciência e da espiritualidade.

“Por muito tempo formos tratados somente com a ciência. De uns anos para cá, começou-se a trabalhar também com a espiritualidade, que vem das forças de Deus, o que nos leva a entender que a ciência vem do ser humano e, a espiritualidade, de Deus. Juntando as duas temos mais longevidade e mais expectativa de vida”, ressaltou.

Com este discurso, Giovani Cherini deu as boas-vindas a todos os expectadores do evento: “tivemos a ousadia, mesmo neste momento tão conturbado, de chamar e dizer: vocês têm uma missão”. Ao ponderar isso, citou a importância do curso lançado no evento, e que cada um dos presentes têm a grande missão de levar o aprendizado às pessoas não conhecem as práticas integrativas e complementares de saúde.

Para finalizar, destacou, ao som da música “Eu quero ser feliz agora”, do cantor Oswaldo Montenegro. que só existe uma fórmula de cada um ser feliz: amar e ser amado. “Precisamos ter um novo olhar para a saúde”, concluiu.

Logo depois, o coordenador geral do evento, Roberto Rech, prestou uma homenagem a todos os músicos voluntários com a entrega de uma placa como agradecimento a cada um deles, especialmente a Sangar Vidal que recepcionou todos os convidados na entrada do teatro tocando saxofone.

 

Criação da Semana Nacional das PICS

Em seguida, Roberto Rech informou que o evento estava lançando e aprovando, naquele momento, a Semana Nacional das PICS- Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, em observação à Lei 12.345/10, que exige que todas as datas sejam homologadas por meio de audiência pública. Dessa forma, sendo o Encontro Holístico Brasileiro considerado uma audiência pública, o Deputado Giovani Cherini dará entrada, na próxima semana, no Projeto de Lei no Congresso Nacional, com um abaixo assinado que foi assinado por todos os presentes, para solicitar a criação da Semana Nacional das PICS.

O ato foi promovido pela Frente Parlamentar de Práticas Integrativas do Congresso Nacional, presidida pelo Cherini, com o apoio da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, liderada pelo deputado estadual Paparico Bacchi. “Esta é uma reivindicação nacional de todos que trabalham com PICS no Brasil”, destacou Roberto Rech.

Em um rápido discurso, o deputado Paparico Bacchi agradeceu por ter sido inspirado a presidir a Frente Parlamentar pelo deputado Cherini e citou o filósofo alemão Friedrich Hege, que dizia que “a grande missão dos líderes é antecipar os tempos”. E, no seu entender, “o que seria da agricultura brasileira sem o plantio direto?” O deputado fez esta analogia com o objetivo de trazer um tempo distante para um mais próximo, e explicou:

“Quando olhamos para um médico encontramos nele a cura de doenças que podem vir a matar. E quando eu falo em antecipar o tempo é porque precisamos levar para cada município, urgente, as práticas integrativas para próximo de nós”, afirmou o deputado Paparico, acrescentando que “esta será a verdadeira revolução da agricultura brasileira, no mundo da cura espiritual, mental e biológica”.

Ele garantiu seu compromisso de levar as práticas integrativas às comunidades do Estado e citou o Projeto de Lei, já protocolado na Assembleia Legislativa, para que tais práticas possam chegar com mais rapidez aos 497 municípios do RS a fim de serem implementadas, e deixem de ser apenas práticas para se tornarem programas de governo.

Para finalizar, lembrou que a França já está implementando uma filosofia de vida que está sendo planejada no Brasil:  viver mais, gastar menos com medicamentos e obter maior engajamento com terapias coletivas. “As pessoas precisam ocupar o tempo com coisas boas”, concluiu.

 

Naturopatia

O Deputado Giovani Cherini fez uma homenagem à Faculdade INNAP (Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada), que conquistou o registro no MEC, formando a primeira graduação EAD do Brasil em Naturologia (forças da natureza para equilibrar a saúde ou tratar os desequilíbrios físicos, mentais e emocionais por meio de um conjunto de técnicas naturais). Estiveram presentes os diretores do INNAP, Dr Marco Dias e Cris Dias e os coordenadores Luiz Fernando Sousa e Cristiano Neves. A Faculdade se dedica integralmente em técnicas de diagnóstico e tratamentos naturais.

 

Prêmio Kokhmahá

A exemplo dos anos anteriores foi realizado “Prêmio Kokhmahá”, em sua 9ª edição, destinado a pessoas, entidades e instituições que contribuíram no campo das PICS, da espiritualidade e da construção de um mundo melhor. Antes de anunciar os homenageados, foi exibido um vídeo de três minutos com algumas passagens de edições anteriores do evento holístico, tendo como fundo o Hino do Encontro Holístico Brasileiro, que é a música Kokhmahá, uma composição do músico Aley Santy.

O Prêmio Kokhmahá foi criado em 2010 e passou a fazer parte da abertura oficial de todos os Encontros Holísticos. Grandes personalidades já receberam esse importante Prêmio, com destaque para o Ministro da Saúde da Índia, do Brasil, além de instituições e profissionais de todo o território nacional.

Os agraciados foram os seguintes:

·       Medica Veterinária Viviane Machado Pinto - PICS ANIMAIS- Professora há 20 anos da graduação e pós-graduação da Ulbra-canoas, mestre doutora. Tem especialização em acupuntura, curso de quiropraxia, fitoterapia e Reiki. É Diretora do Instituto Fenghuang Medicina Integrativa, membro da Comissão de Medicina Integrativa do CRMVRS, e responsável pelo ambulatório de Medicina Integrativa do Hospital Veterinário ULBRA.

·       Professora Claudia Souza Campos – PICS EDUCAÇÃO - Professora, ambientalista, escritora, contadora de história e autora de vários livros infantis, alguns deles bilíngues. É Terapeuta Floral e reikiana. Descobriu a meditação através da Brahma Kumaris e levou para as escolas o Projeto “Fique Bem Meditação para Crianças”, um trabalho voluntário que mudou a vida de muitas crianças. Inaugurou uma nova modalidade: meditação através da internet.  Tem graduação em História.

·       Jussara Bastarrica – Fonoaudióloga, Terapeuta Floral, idealizadora do Projeto “Atire a Primeira Flor”, que leva a terapia floral para dentro do sistema prisional há mais15 anos.  Ministrou Curso de Terapia Florais de Minas Gerais dentro de um presídio masculino, formando 30 terapeutas. É coautora do livro “Liberdade no Cárcere”, que conta esta experiência em parceria com Ednamara Vasconcelos (Cocriadora dos Florais de Minas).

·       Prefeitura Municipal de Soledade, a Capital das Pedras Preciosas - Numa ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, o município aprovou a Lei Municipal nº 4.226, de 03 de maio de 2021, que dispõe sobre a implantação do Programa de Saúde Integrativa do Município de Soledade PROSIMS. Portanto, está implantado, em Soledade, o Programa atendendo aos termos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A premiação foi recebida pela prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, e pelo vice-prefeito, Sérgio Portela da Silva.

·       Dr Fernando Volkart – Médico, pós-graduado em medicina Integrativa. Membro da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica. É o médico responsável pelas PICs (Práticas Integrativas e Complementares no SUS) nos municípios de Parobé e Taquara. É médico participante do Estudo Clínico multicêntrico, prospectivo, comparativo, controlado e randomizado (Aberto Fase III). Avalia a eficácia da Oxigeniterapia Sistêmica com ozônio medicinal no controle precoce da progressão da doença em pacientes com COVID-19 que apresentem sintomas respiratórios infecciosos agudos.

·       Márcio Rossato Badke - LAPICS – SANTA MARIA – Trata-se de um espaço multiprofissional, criado em 2017, pelo Prof. Dr. Marcio Rossato Badke, docente do curso de Enfermagem e pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC, na vice-coordenação a Profª. Drª. Ângela Kemel Zanella, docente do curso de Fisioterapia e como representante dos terapeutas a doutoranda Jana Rossato Gonçalves. Em quatro anos de atuação, contou com mais de 50 terapeutas voluntários e cinco mil atendimentos presenciais e on-line, sendo referência no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão sobre as PICS no município de Santa Maria e região.

·       Anna Battistel - Terapeuta Holística atuando com Reiki, Barras de Access Conscioness, Tameana, Acupuntura Eterica Quântica, Visão Sistêmica e Constelações Familiares Aplicadas na Advocacia. É praticante de Facelift, dentre outras.

·       Associação Hospitalar Vila Nova – Dr Dirceu Dalmolin - Trata-se de um projeto de pesquisa realizada no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, com o consentimento do seu presidente, Dr. Dirceu Dalmolin, incentivada pelo deputado Giovani Cherini e coordenada pela Dra. Maria Emilia Gadelha Serra, presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica. Foi confirmada, cientificamente, e de forma irrefutável, a eficácia da Ozonioterapia na COVID-19.

 

O Dr. Dalmolin foi convidado para se pronunciar em nome de todos os homenageados da noite. Ele ressaltou a trajetória do deputado Cherini na tentativa de melhorar a saúde de todos por meio de práticas integrativas e naturais. Dr. Dalmolin disse lamentar não ter conhecido o deputado há 20 anos, e explicou com largo sorriso: “Hoje, com 70 anos, eu certamente viveria até os 98 anos”. Para finalizar, se disse bem feliz pela homenagem e pela integração de todos nas práticas. “Que todos sigam o exemplo de gostar do que fazem”, destacou, acrescentando que gosta muito da sua trajetória como médico, ao longo de 42 anos de Medicina. Explicou que no Hospital Vila Nova, onde atua, foi feita pesquisa que comprova eficácia da aplicação Ozônio em casos que tiveram diagnóstico de Covid-19. O Dr Damolin anunciou que já está em tratativas  com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, para implantar uma unidade de saúde de práticas integrativas no Hospital Vila Nova.

 

Curso de Terapias Integrativas em Saúde

            De forma inédita, o evento lançou o Curso de Terapias Integrativas em Saúde, pelo método Kokhma, inovador no Brasil, 100% on-line, promovido pelo Uniquanti e com o apoio do Encontro Holístico Brasileiro. De acordo com Joni Jantsch, sócio fundador do Uniquanti, o curso, totalizando 180 horas, capacitará ao profissional trabalhar e coordenar as PICS e oferecerá várias técnicas de abordagem terapêutica, já utilizadas nacionalmente e internacionalmente, ampliando o leque de conhecimentos do profissional.

Joni explicou, também, que as aulas habilitarão o aluno a conhecer os princípios e os fundamentos de diversas Terapias Integrativas e Complementares em Saúde; a fisiologia bioenergética; compreender as principais bases das Terapias Integrativas e seu campo de abrangência; conhecer a legislação e como implementar as Terapias Integrativas; reconhecer as bases da Medicina Tradicional Chinesa, da Radiestesia Clínica e Radiônica, da Aromaterapia Clínica, Trofoterapia, Ozonioterapia, Laserterapia, Yoga, Automassagem, Hidroterapia, Geoterapia, e da Antroposofia, com suas aplicações atuais; compreender a utilização da Medicina Vibracional e das energias sutis no ser humano, por meio do estudo das diferentes técnicas integrativas; conhecer os fundamentos da Meditação e do uso de energia sutil; conhecer os princípios e os procedimentos adequados para o uso de plantas medicinais e fitoterápicos; atuar como agente de mudança, de forma a disseminar o uso das Terapias Integrativas no seu ambiente pessoal e profissional; e, conhecer o uso racional das Terapias Integrativas na prevenção, promoção da saúde, assim como recurso de tratamento de agravos do pós-Covid.

A aula inaugural acontecerá no dia 30 de setembro, às 19h. A coordenação está sendo feita pela terapeuta Márcia Jacobsen Para inscrições e informações pelo link: cursos.uniquanti.com/terapiaintegrativa

Na oportunidade, quatro professores estiveram presentes para melhor explicar sobre o curso: Dr. Paulo Sato, que ministrará aula sobre a “Qualidade da Água”; Drª Taitiane Teixeira, sobre “Medicina Chinesa”; Rubem Spagnolo, sobre Radiestesia e Radiônica; e Ricardo Esho, sobre “Meditação”, quando este fez uma prática de respiração com todos os presentes.

 

Municípios Amigos das PICS

 Como reconhecimento ao trabalho realizado pelos municípios que já criaram lei ou ações que têm como objetivo a implementação das práticas integrativas e complementares em saúde, por meio do atendimento de acupuntura, osteopatia e auriculoterapia a pacientes acompanhados no ambulatório de reabilitação pós-Covid-19, o Deputado Giovani Cherini entregou  certificados de “Município Amigo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” a representantes de 23 cidades gaúchas. A lista destes municípios será entregue pelo deputado ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em data próxima. A ação foi respaldada pelas frentes parlamentares em defesa das práticas integrativas e complementares do Estado e do Congresso Nacional.

A seguir, a lista dos municípios com seus respectivos representantes que estiveram in loco para receber os certificados:

·       AGUDO- Prefeito: Luís Henrique Kittel; Vice: Pedro Álvaro Müller Júnior; Secretário de Saúde: Verônica Peripolli Scardoelli

·       CAMARGO- Prefeito: Jeanice de Freitas Fernandes; Secretário de Saúde: Julia Bernardi

·       CANOAS- Secretário de Saúde: Maicon Lemos; Coordenador PICs: Luciano Rodrigues

·       CONSTANTINA- Prefeito: Fidelvino Menegazzo; Vice: Adroaldo Araújo

·       CAPÃO BONITO- Diretora de Saúde: Vilmara Venâncio Padilha

·       CERRO GRANDE DO SUL- Prefeito: Gilmar João Alba; Secretário de Saúde: Júlio Cesar Figueiredo

·       CRUZEIRO DO SUL- Secretário de Saúde: Patrícia Haenssgen

·       ESTEIO- Coordenadora geral das PiCS: Cristiane Daniel; Vereador Wellington Mascate; Secretário de Desenvolvimento Econômico: Francisco Alves

·       FLORIANO PEIXOTO- Vice-prefeito: Odacir Malacarne

·       GRAMADO XAVIER- Prefeito: José Marcelo Laufer

·       LAGOA BONITA- Prefeito: Luiz Francisco Fagundes; Vice: Leonir Vicente Francesquet; Coordenador PICs: Paulo Reuter

·       PAROBÉ- Vice-prefeito: Alex Luís de Souza

·       PINHEIRINHO DO VALE- Vereadoras: Maria Lúcia Nasque e Iloni Maria Magerl

·       PORTO ALEGRE- Diretor Adjunto de Atenção Primária: João Manoel Fraga Assunção

·       SANTA ROSA- Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa: Délcio Stefan

·       SOLEDADE- Prefeito: Marilda Borges Corbelini; Secretário de Saúde: Edinara França

·       TAPEJARA- Prefeito: Evanir Wolff; Vice-prefeito: Rodinei Brunel; Secretário de Saúde: Rangel Antônio Antunes Maciel

·       TAQUARA- Chefe de Gabinete e de Comunicação: Cristiano Vargas dos Santos

·       TRÊS ARROIOS- Secretário de Assistência Social: Eisa de Fátima de Carvalho

·       VALE VERDE- Prefeito: Carlos Gustavo Schuch; Coordenador PICs: Clarice da Silva Araújo

·       VENÂNCIO AIRES- Vice-prefeita: Izaura B. Bergmann Landim

·       VERA CRUZ- Prefeito: Gilson Adriano Becker; Vice-prefeito: Claudério Valmor Ferreira; Secretário de Saúde: Clair Tornquist

Encerramento

Para finalizar o evento, o Deputado Federal Giovani Cherini explicou que o Encontro Holístico teve que se moldar em função da pandemia, restringindo para apenas um dia sua realização, e com transmissão virtual. Destacou que o evento teve como objetivo sensibilizar cada indivíduo sobre a importância da saúde, propiciando aos participantes reflexões e vivências, que os levassem a encontrar caminhos que possibilitem, por meio do despertar da consciência, do amor e da sabedoria, implementar tais práticas em seus respectivos municípios.

Ao som da música “Aleluia”, Giovani Cherini fez um agradecimento especial a todos e anunciou que no ano que vem o encontro já está agendado para os dias 21, 22 e 23 de abril, no Centro de Eventos da PUC/RS.

 

Terezinha Tarcitano

Jornalista

TTarcitano Assessora de Imprensa


Comentários

  1. Maravilhoso.
    Sempre inovamos e atualizamos nosso conhecimento.
    Amo.
    Gratidão a todos que dedicaram para nós o seu tempo .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Terapeuta Holístico/Integrativo poderá se registrar no Ministério do Trabalho

A OZONIOTERAPIA VEIO PARA FICAR - Giovani Cherini

NATURÓLOGO: Uma profissão em busca de reconhecimento no país